Contato
Combate a Incêndio / Produtos

Container Casa de Bomba

 

Baixe o nosso Catálogo

 

Bombas de incêndio, tubulação, válvulas e automação montadas em containers.

Solução para bombeamento contra incêndios em um único conjunto.

Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos

Por que montar o sistema de bombeamento em container?

Quando são apurados todos os custos do sistema de bombeamento contra incêndios, NÃO APENAS dos equipamentos motobombas diesel, motobomba elétrico e bomba jockey, mas consideradas as DESPESAS com os demais componentes da tubulação, painéis de comando, e principalmente os custos com a montagem da tubulação de incêndio e os custos com a montagem elétrica e automação do sistema, a opção pela montagem da casa de bombas em container se torna muito mais viável e interessante. A montagem de conjuntos de bombas de incêndio em container tem se tornado cada vez mais comum devido a uma série de vantagens consideradas durante a fase de projeto e no levantamento de custos totais da obra.

Assim como na montagem das bombas de incêndio em plataformas All-in-One (“Skid’s“), a proposta da montagem das bombas de incêndio no interior de containers é a de eliminar a complexidade da montagem da tubulação, já dimensionada corretamente de acordo com as normas, atendendo aos requisitos de inspeção do corpo de bombeiros e das seguradoras.

Além de amenizar os custos na montagem, as bombas de incêndio montadas em container proporcionam uma redução significativa no prazo de instalação do sistema de combate a incêndio, cabendo apenas a conexão da tubulação e alimentação de energia. Por consequência, a agilidade na instalação, “startup“ e liberação do sistema de combate a incêndios na obra.

Como resultado, este equipamento resume em uma única montagem, todos os componentes presentes numa casa de bombas para o sistema de hidrantes e sprinklers.

Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos


Bombas de incêndio: inspeção e cumprimento às normas

Outra grande vantagem na opção pela montagem das bombas de incêndio montadas dentro de containers, é uma garantia do cumprimento às principais exigências das normas de segurança para Combate e Prevenção de Incêndio vigentes no Brasil: NBR 10.897 (Sprinkler), NBR 13.714 (Hidrantes) e NFPA-20 (Bombas de Incêndio).

Além disso, dependendo das necessidades de projeto e exigências de sua seguradora, oferecemos também a opção de sistemas de bombeamento contra incêndio com certificação UL/FM, que são conjuntos importados, fabricados pela Patterson Pump nos EUA e Irlanda, com Certificação UL Listed pela UL (Underwriters Laboratories) e homologados FM Approved pela FM Approvals.


Composição da montagem

Configurando garantia única em um só produto, a montagem da bombas de incêndio em container é composta por:

  • Tubulação do sistema de sucção;
  • O sistema de recalque, em que incluem-se as bombas de incêndio;
  • Normalmente uma motobomba elétrica e um motobomba diesel arrefecido por trocador de calor (principal e reserva);
  • A bomba de pressurização (bomba jockey);
  • O sistema de testes e retorno (bypass) para o reservatório;
  • O sistema de leitura e controle automático das bombas;
  • Todas as válvulas e instrumentos devidamente posicionados e instalados com a integração dos painéis de comando das bombas.

Toda a montagem é feita sobre a plataforma removível, em que estão acomodadas as instalações elétricas da automação do sistema, bem como as mangueiras de combustível (entrada e retorno), mangueiras do sistema de arrefecimento e sistema de escape com isolamento térmico do motobomba diesel (entrada e retorno), baterias, transformador de potência (quando necessário) com isolação para alimentação das eletrobombas.

No exterior, o tanque de combustível pode ser fornecido com caixa de contenção (opcional). O container pode ser fornecimento próprio do cliente ou não.

Este vídeo ilustra o exemplo de uma montagem em container para um sistema de bombeamento contra incêndio que produz uma vazão de 350m³/h e pressão de 105mca.


Vantagens 

Considere estas vantagens antes de decidir o projeto

Seguem algumas das principais vantagens na opção do sistema de bombeamento contra incêndios montado em container.

É importante que todo o sistema seja projetado e configurado de acordo com os dados de vazão e pressão do projeto de combate a incêndio, bem como quais normas e certificações que o corpo de bombeiros e a seguradora exigem para aprovação da obra.

A configuração do conjunto pode ser feita tanto para montagem de container fixo (plataforma a ser fixada / chumbada em base de concreto) ou montagem em container móvel (sobre plataforma com engate rápido, sobre rodas ou para acomodação em carreta).

  • Viabilidade de espaço e montagem compacta;
  • Layout otimizado para leitura dos instrumentos e manobras das válvulas, favorecendo as operações no sistema;
  • Produto único em garantia única;
  • Montagem correta e dimensionada conforme a vazão e a pressão de projeto;
  • Atende aos requisitos de inspeções do corpo de bombeiros e das principais seguradoras;
  • Redução considerável de tempo de instalação e montagem do sistema;
  • Redução dos custos de mão-de-obra na montagem e instalação;
  • Automação, instalação elétrica e interligações prontas de fábrica;
  • Atende aos requisitos das normas NR-10, NR-12, NBR 10.897, NBR 13.714 e NFPA-20;
  • Pronto para acoplar às tubulações de entrada da sucção, saída para os hidrantes e retorno para o reservatório;
  • Dispensa necessidade da construção da sala, plataforma ou alvenaria para a casa de bombas;
  • Sistema de sprinklers incluído no container.


Detalhamento 

Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos Interior Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos Interior  Interior Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos
Interior Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos Interior Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos Interior Container Casa de Bomba de Combate a Incêndio Germek Equipamentos


Válvulas e tubulação

A montagem correta das tubulações de sucção, recalque, pressurização, testes com bypass e retorno já são disponibilizadas de fábrica, com todas as válvulas de segurança, retenção e de manobras dimensionadas em conformidade com as normas vigentes no Brasil.


Instalação elétrica e acabamento

Em atendimento aos requisitos da NBR 5410, toda a instalação elétrica é corretamente dimensionada, isolada e derivada com aterramento pronto de fábrica. Todo o cabeamento externo é revestido com acabamento antichamas, derivado e já interligado individualmente aos painéis de comando e aos instrumentos da automação.


Operação e acessibilidade

Instrumentos de leitura já instalados e calibrados posicionados em local estratégico para leitura. Barriletes independentes para cada bomba no padrão de montagem NFPA-20.


Proteções e segurança

Conforme recomendações da NR-12, disponibilizamos proteções contra partes quentes do sistema de escape da motobomba diesel e proteção contra partes girantes nos acoplamentos das bombas.


Viabilidade para manutenção

A montagem interna é feita sobre plataforma removível para facilitar a manutenção das instalações elétricas, mangueiras de combustível e sistema de arrefecimento.


Transporte e movimentação

Instrumentos de leitura já instalados e calibrados posicionados em local estratégico para leitura. Barriletes independentes para cada bomba no padrão de montagem NFPA-20.

 



compreaqui
compreaqui