RETROFIT |Maior disponibilidade, melhor desempenho!
No contexto industrial, o retrofit de máquinas é o procedimento de reformar e modernizar um determinado equipamento. Em geral, é feito como alternativa à compra de novos equipamentos, que são caros e demandam altos investimentos, treinamento e eventuais adaptações em estruturas e instalações.
Essa reforma consiste na troca de partes possíveis, recuperação e substituição de peças desgastadas e uma completa modernização dos sistemas eletrônicos e comandos (automação). Ou seja, não é simplesmente um procedimento de manutenção ou reforma, mas sim uma modernização completa atendendo inclusive as normas vigentes como NFPA-20, NBR 10.897 e IT´s do Corpo de Bombeiros.
Vantagens do “retrofit” da Germek
A atualização de máquinas industriais é a solução ideal para empresas manterem a produtividade alta sem ter que arcar com investimentos pesados em bens de capital. O retorno financeiro acontece no curto e médio prazo e é um dos principais motivadores para a adoção do retrofit de máquinas e equipamentos.
Dentre os benefícios imediatos, temos os seguintes:
- Aumento da vida útil do equipamento;
- Atualização de sistemas complexos para interfaces amigáveis e simples;
- Atendimentos as normas vigentes;
- Redução dos períodos de inatividade (downtime);
- Redução de riscos aos funcionários;
- Disponibilização de desenhos e diagramas com listas de sobressalentes;
- Facilita a manutenção e a supervisão dos equipamentos;
- Investimento de baixo custo comparado com a compra de máquinas e equipamentos novos.
Equipamentos no final da vida útil ganham sobrevida e conseguem operar até o fim do ciclo de vida com eficiência e produtividade alta.
E o retorno financeiro? É mais rápido do que o esperado, se comparando aos altos custos de manutenções parciais. Outro ponto importante é que as características básicas do equipamento não mudam, o retrofit garante que o equipamento esteja apto a funcionar e a ser mais eficiente por um longo período.